• 16 on 16 | Março: A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre a Faculdade.

    Olá, Março no projeto literário 16 on 16, que consiste em 16 blogueiras escrever um texto no dia 16 de cada mês, sobre determinado tema previamente escolhido pelo grupo. O tema de hoje foi "A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre.."



    Acho que uma das maiores decisões da nossa vida é referente a vida acadêmica, fazer faculdade? Optar por um curso técnico? Nenhum dos dois? Se sim, o que? É uma das fases mais escruciantes para a maioria das pessoas que acabaram de sair do Ensino Médio muito mais confusos do que quando entraram. Praticamente adultos, mas ainda sem saber como se portar como tal. Mas suponhamos que você decida adentrar ao mundo dos Graduados e fazer um curso superior. Não vamos nem falar sobre o tempo e o drama que você vai gastar escolhendo o curso, repensando mil vezes se é exatamente aquilo que vai te fazer feliz e bem sucedido. Vamos supor que você é uma daquelas pessoas que nasceu com o dom, e sabe exatamente o que quer da vida.

    Passou no vestibular? Ótimo. Entrar foi fácil, sair que é complicado.

    Agora vamos falar de verdades, aquela coisa que ninguém fala, todo veterano sabe, mas teve que suspirar várias vezes quando calouro por não ter ideia de onde estava metido. Essa é a hora, vou te contar A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre a Faculdade. Mas pra isso. Vamos supor também que você não é aquele Nerd CDF que aprendeu usar Báskara no prézinho. Vamos supor que você é apenas um aluno normal.

    Você pode ter sido o melhor na sua turma do colégio, mas na faculdade meu amor... A primeira coisa que vai te dar um banho de água fria e vai ser o que realmente vai te fazer entender que a escola acabou, é o fato de o professor não dar pontinho extra pra passar na matéria. E 5,9 não é 6,0. Sim, você vai reprovar por um décimo faltante. 

    Tudo, ou quase tudo que você aprendeu na escola não vai te ajudar na faculdade. Quando você se dar conta disso, você vai colar. E tudo bem, até os nerds vão colar em algum momento. Caso você queira adiar esse fato e escutar, você vai conhecer a biblioteca só no final do semestre.

    Sobre o material escolar. Com o tempo você vai aprender que o que você realmente vai usar é um bloquinho e o que o professor deixar no xerox. Livros são importantes para estudar pra provas, mas nunca vão superar as provas e questões que o professor deu anteriormente para outras turmas. Ao contrário do colégio, existem sim perguntas estúpidas. E ser a pessoa que faz muitas perguntas na sala só vão fazer seus coleguinhas não gostarem de você.

    Faculdade não é AmericanPie, não vai ter ninguém se pegando no banheiro, aliás, dependendo do curso que você escolher, não vai ter ninguém se pegando em lugar nenhum, a não ser que você vá para um festa da faculdade. Nesse caso, se você não bebia, eu lamento, mas vai beber, especialmente se sua área for engenharia ou exatas. Ah! As melhores festas, são exatamente nos dias de prova.

    Existirão disciplinas que não farão a menor diferença para a sua futura profissão, mas você tem que ir, porque na faculdade a gente reprova por falta. E ainda terá o professor dessa matéria que ninguém dá a mínima, que só vai fazer a chamada nos últimos minutos da aula, ou no começo e no final. Isso vai depender da verdadeira importância da disciplina. Professores de Cálculo dificilmente fazem chamada.

    Vai ter o professor que vai ir pro bar com os alunos, vai ter o professor que todo mundo ama, ou todo mundo odeia, vai ter o professor que por algum motivo vai saber menos que os alunos, vai ter o professor que vai dar seminários por que tem preguiça de dar aula, vai ter o professor que você vai ter medo de falar, e vai ter o professor que vai ser o mais inteligente da comunidade acadêmica, mas que não entende de didática.

    Ninguém é pontual, nem mesmo os professores, e não, não é necessário avisar que você está deixando a sala, afinal ninguém se importa. Ao contrário do colégio, normalmente a galera do fundão, são os mais inteligentes, sociáveis e que vão arrumar emprego mais fácil.

    Wow, e tem várias outras coisas que eu poderia citar, mas não quero estragar a surpresa. Mas existem duas coisas que você vai aprender ao entrar na faculdade. A primeira, é que no final do curso o dinheiro que você gastou no xerox daria pra comprar um carro. E a segunda, é que você vai conhecer pessoas, algumas delas serão seus melhores amigos por toda essa jornada. E longe de casa, com mil e uma coisas para fazer, acredite, você vai precisar de um amigo.


    Thats all folks! E ai, que outra verdade que você descobriu sobre a faculdade quando calouro?

    Esse texto faz parte do projeto literário 16 on 16, e o tema de Março foi: "A surpreendente verdade que nunca te contaram sobre..."
    Leia também o texto das outros blogs do projeto:
    Ariana | Brunna | Camylli | Daniela | Fernanda | Ghiovana | Lianne | Marlana | Lys | Thaís |Carolina | Nicolle
  • 9 comentários:

    1. Ah Máira!
      Faculdade é o lugar onde mais crescemos como pessoas.
      É onde vivenciamos de tudo um pouco e aprendemos muito.
      Sorte caloura!

      Beijo

      ResponderExcluir
    2. Isso de reprovar por um décimo... gente, não dá pra entender. Simplesmente não dá. Quase peguei recuperação por esse motivo e, nossa, frustração da minha vida - principalmente porque fiz todos os trabalhos solicitados. Ainda bem que no final as coisas deram certo.

      Mas, sim, também é de indignar ver o descaso de alguns professores. Dependendo da faculdade, os acadêmicos precisam aprender a ser autodidatas - o mais engraçado é que professor nenhum tá ali de favor, né? Pelo contrário. Portal da transparência tá aí pra mostrar que recebem e recebem MUITO BEM, por sinal.

      Faculdade pode ser um período esclarecedor ou a época em que mais questionamentos aparecem - e por que não os dois?
      Faculdade é onde você percebe que nem todo mundo é adulto aos vinte e poucos anos e que briguinhas extremamente infantis podem acontecer pelos motivos mais absurdos.
      Faculdade é a época de oportunidades. É dar a cara tapa e abraçar o mundo com os braços, as pernas e dar uma de medusa e abraçar com os cabelos também.

      É um período em que você precisa crescer e amadurecer, ou não encontrará seu espaço onde realmente importa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Né? Acho que época de faculdade é a mais excitante, confusa, assustadora e incrível, tudo junto, ao mesmo tempo, na vida das pessoas.

        Beijos, Mái.

        Excluir
    3. Gente tive crise de risos lendo o seu texto estou na ultima fase da faculdade e já passei por todas essas fases de vida de iniversitária... é bom!

      ResponderExcluir
    4. Assino embaixo Máira, me formei no meio do ano passado e me dá uma certa nostalgia lembrar desses aspectos que você ressaltou, a gente pode lamentar, reclamar de tudo na faculdade, reclamar que não vê a hora de sair para ganhar seu próprio dinheiro, para não ter que aturar certos professores, etc... Porém, é uma frase muito clichê, mas verdadeira em sua essência: "Faculdade representa os melhores anos da sua vida." Portanto, aproveite conscientemente, sabendo que tudo isso vai acabar e que o mercado de trabalho é uma selva de loucos por tédio.

      ResponderExcluir
    5. Hahahaha confesso que tirei boas risadas desse texto e AMEI! Muito bom ter essas diquinhas um ano antes de ser universitária! Inclusive, muito obrigada. :D Boa sorte na sua jornada, lindona! Beijos! <3

      ResponderExcluir
    6. "A primeira, é que no final do curso o dinheiro que você gastou no xerox daria pra comprar um carro." Só acho que apenas no segundo período já gastei o suficiente rsrs Suas verdades farão bem a todos os futuros calouros, porque ó a gente só descobre esses detalhes tão picantes no dia a dia da faculdade. Apesar de ser tão diferente da escola, prefiro a faculdade porque ela tem me feito amadurecer bastante e gosto de me sentir adulta às vezes, e fora que é um ambiente de aprendizado de outro nível, lá você é realmente levado a pensar (se quiser claro), mas o que quero dizer é que se aprende muito mais na faculdade do que todos os anos na escola...
      Até então a minha experiência com a vida acadêmica tem sido ótima, espero que continue assim, mesmo com as dificuldades e as surpresas universitárias rsrs
      Excelente texto, Mái!

      ResponderExcluir

    O que você acha disso?

    VALORES

    Apresento pacotes inicias de valores dos meus serviços, sempre atualizados e sem distinção do tamanho do projeto ou do cliente.

    LOCAL

    Lages, Santa Catarina.

    EMAIL

    arqmairavolpato@gmail.com

    Dm's

    @arqmairavolpato

    TWITTER

    @maayvolpato