16 Hábitos que estragam seu cabelo [Cabelos - O Guia Absolutamente Completo]

by - abril 27, 2015

Eu pinto meu cabelo, e ao longo desse ano de tratamento químico, não foi só a cor dele que mudou, mas também toda a estrutura, e me vi na posição de cuida-lo melhor, nessa viagem de hidratação e cuidados, topei com alguns hábitos que as vezes a gente faz e não sabe, ou sabe e faz que não sabe, que acaba destruindo o cabelo aos poucos, e para seguir com a nossa série, achei importante compartilhar aqui. Confira 16 Hábitos que estão destruindo seu cabelo.

Confira todos os outros posts da série sobre: [Cabelos - O guia absolutamente Completo].

1- Deixar condicionador no cabelo.
Muitas pessoas acreditam que deixar um pouco de condicionador no cabelo durante o banho ajuda para manter o cabelo hidratado, o que não é verdade, deixar condicionador no cabelo deixa os fios elásticos, suscetíveis a quebra. (suscetíveis, olha que palavra bonita.)

2- Aplicar condicionador na raiz.
Ta ai uma coisa que eu fazia sem saber, o caso é que aplicar condicionador na raiz deixa o cabelo mais oleoso e pode dar caspa, portanto é aconselhável usar condicionador apenas no comprimento e nas pontas.

3- Substituir o condicionador pela máscara.
Condicionador e Máscara são coisas diferentes, o xampu abre a cutículo, a máscara hidrata e o condicionador completa o processo selando a cutícula. 

4- Usar máscara hidratante na praia.
Produtos não específicos para serem usados no sol, não protegem seu cabelo, pelo contrário, "frita" seus lindos fios, e os deixam enfraquecidos.Use produtos que protejam contra os raios solares, e só isso.

5- Lavar com água quente, muito quente, e pelando de quente.
Padrão isso, todo mundo sabe que tomar banho com água quente faz mal pro corpo, pros cabelos, pra pele.. Nos cabelos, água muito quente aumenta a oleosidade na raiz e irrita o couro cabeludo. Eu sei que é difícil, amo banhos quentes, (principalmente morando em uma das regiões mais frias do Brasil) mas se você conseguir aguentar no morno. Ótimo. 

6- Esfregar a toalha.
Outra coisa que sempre fiz, o certo é apertar a toalha nos cabelos, não esfrega-los, danifica o fio, bem como aquele rolinho no topo da cabeça, quebra todo o cabelo.

7- Pentear o cabelo molhado.
O fato é que pentear o cabelo molhado quebra os fios, mas em todo caso, use um creme que ajude a desembaraçar  prefira escovas do tipo raquete ou de madeira. Seja gentil com seu cabelo no processo. 

8- Prender o cabelo molhado.
Crime! Culpada. Esse ato é campeão em acumular fungos, criar caspa, enfraquecer a raiz e provocar a queda. Uma vez ou outra não tem problema, mas o ato contínuo é imperdoável.

9- Dormir com o cabelo molhado.
Apenas seguindo a explicação acima, vai estragar e deixar seu cabelo cada vez mais oleoso.

10- Prender com elástico.
Ele aumenta a quebra dos fios, além de favorecer a queda. Prefira os modelos específicos para cabelo, largos e macios, ou até mesmo piranhas. E faça rabos de cavalo mais soltinhos. 

11- Esquecer o Protetor Térmico.
Simplesmente necessário antes de usar secador ou chapinha ou similar, calor queima o cabelo, é preciso proteger eles usando protetor térmico. E lembre de nunca encostar o secador no cabelo, mantenha uma distância miníma de 7-10cm.

12- Passar chapinha no cabelo molhado.
Primeiro, não funciona, e depois o ato de colocar o fio molhado em contato com o calor da chapinha queima e quebra o cabelo. 

13- Usar chapinha para ajeitar os fios.
A chapinha serve para alisar o cabelo logo após a lavagem e quando ele já estiver bem seco. Passar a chapinha no dia seguinte à lavagem, para dar aquela arrumada básica, facilita a penetração de poluição e outras sujeiras na fibra capilar. Mais uma daquela que todo mundo já fez..

14- Fazer vários tratamentos químicos por vez.
Não adianta tentar que o cabelo vai morrer. Luzes, progressiva, relaxamento, alisamento, coloração e o que mais a imaginação permitir, seu cabelo ficará poroso e fraco demais, arrebentando todas as pontas. Cuidado com os procedimentos, busque um profissional sempre.

15- Esquecer as hidratações.
A não ser que você seja uma dessas pessoas saudáveis, que se alimentam apenas de coisas naturais, tomam os 2 litros de água diários, e tem muita sorte, Hidratação é necessário. Recomenda-se 1 vez ao mês no minimo, idealmente de 15 em 15 dias. A hidratação é quem vai nutrir, dar brilho, deixar seu cabelo macio e bonito.

16- Ficar mais de três meses sem cortar.
É o tempo médio que um corte dura, depois disso as pontas começam abrir, e os fios passa a quebrar com mais facilidade. Cortar 1 dedo uma vez por ano não resolve o problema.

Awesome, se você gostou e aprendeu alguma coisa com o texto de hoje, não esqueça de me falar nos comentários e conferir todos os posts da série. Sabe de algum hábito que eu não mencionei?
Confira todos os outros posts da série sobre: [Cabelos - O guia absolutamente Completo].
Colorimetria Capilar BásicaQual corte de cabelo combina com seu rosto?

You May Also Like

0 comentários

O que você acha disso?