• 7 dicas para aprender inglês sozinha

    Oi corujinhas lindas! Como estão? Eu tô meio que nostálgica ainda por ter escrito aquela carta para mim mesma ler daqui a 10 anos, meio que me fez ficar pensando em um monte de coisas absurdas e escolhas que eu gostaria de ter feito diferente. Mas enfim, como eu falei nela, e está como item da minha lista 101 on 1001, um dos meus objetivos é ser fluente em inglês. Ah mai, mas isso é a coisa mais fácil e bla, bla, bla. Então, não é não.


    Desde que eu me lembro, sempre quis fazer aulas e tudo mais, porem, meus pais nunca tiveram condições financeiras de pagar um curso pra mim, que pode ter valores absurdos em uma cidade pequena como a minha. E eu fui crescendo, no meu Ensino médio, só tinha a opção de Espanhol como segunda língua, e assim foi indo até eu chegar na faculdade e perceber como seria uma pessoa e profissional muito inútil sem essa segunda língua.


    A partir desse momento comecei a procurar outras formas de aprender inglês, sozinha, da maneira mais natural que eu consegui. Ainda não falo fluente, longe disso, meu inglês é miserável. Meu listening é melhor que speaking, que é muito melhor que minha writing, mas pra quem começou do zero, fico muito feliz de escutar uma musica em inglês, ver vídeos e entender tudo, ando até conversando com pessoas de outros países, somente em inglês e nossa comunicação é muito boa.


    Vamos agora as dicas da mái para estudar inglês em casa, por conta própria. Let's do it!



    1 - Veja séries e filmes legendados.


    blogs-ingles

    Pode parecer a coisa mais óbvia do mundo, mas quando você escuta as pessoas falando, e lendo a tradução simultaneamente, as palavras começam a fazer mais sentido, e você vai decorando os sons das palavras, que soam bem diferente do português. Ver séries é divertido, e se você puder tirar proveito disso é melhor ainda. Uma coisa que eu também acho muito importante, é ver esse tipo de material com áudio, e legenda em inglês! Você pode não entender nada algumas vezes, mas ouvindo e vendo como a palavra é escrita e a melhor coisa pra aprender a escrever. Esse é meu maior problema. Escrever.



    2 - Use o Google Tradutor ou um Dicionário.


    capture-20140905-005747

    Outra coisa que parece patética, mas que faz toda a diferença quando você ouve ou lê algo em inglês. Sabe, quando você sofre para fazer algo, você lembra, então quando você não souber e tiver que procurar, ter o trabalho de achar a palavra, você vai lembrar mais fácil depois.



    3 - Pense em inglês.


    tumblr_nb90bdng0T1sj1grvo1_500

    Engraçado, mas ajuda e muito a formular frases espontâneas e necessárias, as vezes eu fico tão aluada pela casa, pensando em inglês que quando minha mãe chama, eu respondo em inglês e ela fica tipo "oi?". Mas é verdade, se tem algo que mais de ajudou até agora, e tentar traduzir tudo o que eu penso, vejo e falo para o outro idioma. Por exemplo, se tenho que limpar a cozinha, penso mentalmente "I have to clean the kitchen." Coisas simples ajudam a memorizar.


    Veja mais!



    4 - Chats


    capture-20140905-000539

    Não tem coisa mais eficaz para aprender qualquer coisa, do que a prática. Conversar com outras pessoas é essencial e indispensável! Existem muitos sites na internet com chats onde você conversa com outras pessoas, tendo como único objetivo aprimorar o inglês.. Eu já rodei vários desses e vou deixar aqui o que eu achei melhor, e mais eficiente para esse propósito, que é o Ebaby. Um amigo meu que me apresentou esse site e foi a melhor ferramenta até agora.


    O ebaby é fácil de usar, dá pra logar com o fb e funciona como uma rede social, onde você pode criar um perfil, criar álbum de fotos, adicionar amigos, enviar mensagens.. É prático, bem limpo, e ainda possui lições, que você pode fazer, sobre algo específico, como uma palavra, um verbo, alguma expressão que muda conforme o tempo em que ela é empregada..


    capture-20140905-000823


    capture-20140905-000723


    Através desse site, eu fiz um amigo que eu converso diariamente que é o Simo, ele é do Marrocos, e além do árabe, ele fala francês e um pouco de espanhol, mas entende alguma coisa em português, pela proximidade do país dele com Portugal, O inglês dele é muito melhor que o meu, mas isso me ajuda, por que assim eu posso evoluir sempre. #beijosimo


    O único problema desse site, como todos os outros, é que todos vem falar com um brasileiro cheio de esteriótipos, já me pediram se eu morava na selva, se eu morava no Rio, porque pra eles só existe Rio de janeiro, futebol e selva, então preparem a paciência. Alias, essa é uma boa maneira de puxar assunto, peça que tipo de preconceito a pessoa tem sobre seu país, eu já levei toco de um russo, porque pedi se ele curtia Vodca. E não, nem todos os russos curtem vodca gente. Ah como todo site de chat, existirão pervertidos. Mas é muito fácil ignorar e deletar. 



     5 - Escute músicas em inglês.


    piano

    Outra dica pomposa. Mas não só escute, leia a tradução, cante junto, traduza mentalmente.. Nesse caso, escute músicas fáceis, onde os cantores falam com a voz limpa, bem declarado. Artistas como a Katy Perry, Adele, Bruno Mars, 5Sos, Demi e Nina Nesbitt funcionam bem. Nesse quesito meu Ed ta fora da listinha, Porque senhor, que as vezes eu não consigo acompanhar aquele homem cantando.



    6 - Youtube todo dia.


    Novamente falando dos vídeos. Assista, mesmo que não entenda nada, procure algo que seja do seu interesse. Eu tenho alguns Youtubers preferidos, que são a Mr Kate que é americana e a Zoella, PointlessBlog e Marcus Butler que são britânicos.


    A Kate é linda, mostra como fazer os melhores Diy que eu já vi, e os vídeos dela são muito visual, então é fácil associar as palavras com o que ela está mostrando.


    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=T-aHCzhd_r8&list=PLxrcW2MAluZI6qVFJmGtbf5F5QJ4tThjX[/embed]


    Zoella, ou  Zoe é uma blogueira, e a coisa mais fofa que eu já encontrei no Youtube, como se nada bastasse é britânica! E esse  sotaque é tudo de bom.


    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=my3Bfd6qYrs&list=TLIFgMbTZ1LS4iKOOv19UVPdDT_VTCgEaq[/embed]


    Quem faz o Pointless é o Alfie, que é namorado da zoe. Ele faz vídeos de GamePlay e uns muito aleatórios, mas são bem divertidos.


    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=37avkDH_YWg[/embed]


    Ai esse pedacinho britânico com covinhas que me lembra muito o Tom do McFly. É uma gracinha.


    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=4j2gQIeOpnA[/embed]



    7 - Livros, Estudo, e leitura.


    wengracado

    Ultima dica, mas não menos importante. Estude! Há, achou que ia ser fácil né? Sei que é chato, mas é um mal necessário.Um dos meus maiores problemas com o inglês é a conjugação de verbos, sabe esse tipo de coisa, passado, presente, plural.. coisas simples, que um livro comum de ensino médio pode te ajudar bastante. Eu tenho dois Específicos de inglês. Mas não é necessário. Na internet tem muitos PDFs e livros para baixar, eu recomendo o New American Inside Out Elementary. É ótimo, e tem vários exercícios divertidos e eficientes.


    Nossa, espero que tenho ajudado! Sabe, não é preciso cursos caros para aprender algo, se tiver força de vontade, da para aprender qualquer coisa! E acreditem, se eu consigo, você também! Boa sorte!


    FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM 

  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    O que você acha disso?

    VALORES

    Apresento pacotes inicias de valores dos meus serviços, sempre atualizados e sem distinção do tamanho do projeto ou do cliente.

    LOCAL

    Lages, Santa Catarina.

    EMAIL

    arqmairavolpato@gmail.com

    Dm's

    @arqmairavolpato

    TWITTER

    @maayvolpato