1º de Abril'

by - abril 01, 2011

Gente, eu vou excluir o blog, não tenho tempo e tal...
MENTIRINHA! 1º DE ABRIIIILL!

Se eu pegasse quem teve a brilhante ideia de inventar esse tal do primeiro de Abril eu juro que matava...

Boom existem muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, dia dos bobos ou dia dos tolos. A mais coerente diz que surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Entenderam?





You May Also Like

0 comentários

O que você acha disso?